A paróquia São João Batista foi criada no dia 16 de fevereiro 2014, pelo bispo Dom Juventino Kestering com sede no Bairro Parque Residencial Universitário, com áreas desmembradas da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus no município de Rondonópolis. Tal criação se deveu ao intenso trabalho de evangelização realizado pelos padres salesianos nesta região e o aumento do número de fiéis católicos. Uma das atividades marcantes na região e que muito contribuiu para a criação da paróquia é o Oratório Dom Bosco que desde o ano de 1993 tem o carisma Salesiano de ser: educação e formação de jovens, crianças e adolescentes.
Os salesianos intensificaram seus trabalhos na Comunidade São João Batista, na grande região Salmem, onde foi construído o Oratório “Filhos de Dom Bosco”, que é uma entidade que presta serviços às comunidades. Durante o ano letivo o Oratório faz presença desenvolvendo projetos, que tem como base fortalecer com atividades extraescolares, a educação e formação de jovens, crianças e adolescentes. Dentre as atividades propostas pela entidade se destacam as aulas de: futsal, vôlei, artesanato, dança, reforço escolar, aulas de informática básica, aulas de canto) e aula de música: violão, contrabaixo e teclado.
O Oratório desenvolve suas atividades todos os dias. Durante o período de férias acontece a colônia de férias (Semana da Amizade). O Oratório inaugurou no dia 29 de janeiro de 2006 um Saguão inteiro com salas de música individuais e aprendizado em grupo de instrumentos musicais. O padre Danilo é o encarregado do Oratório; toda a obra foi construída por ele, através de colaboradores e amigos que compreendem que prevenir a educação de jovens é muito mais eficaz do que resgatá-los depois. O Sistema Preventivo de Dom Bosco torna possível para crianças e jovens e adolescentes uma vida digna: “ser um bom cristão e honesto cidadão” nos dias em que vivemos.
O primeiro pároco da nova paróquia São João Batista, nesta cidade, foi Pe. Erondi Tamandaré Reis Pereira, SDB, nomeado no dia 16 de fevereiro de 2014. Recebeu a incumbência de iniciar a paróquia, organizar a pastoral, os serviços e movimentos, bem como a melhoria da infraestrutura e sua manutenção.
No ano de 2017, alguns acontecimentos abrilhantaram e marcaram o andamento do quarto ano da Paróquia Salesiana São João Batista de Rondonópolis MT. Pe. Osmar Augusto Bezzute deixou a diretoria da comunidade religiosa e foi transferido para a cidade de São Paulo – SP, o Pe. Augusto Issao Kian mudou-se para a comunidade assim sucedendo como diretor. O Irmão Mário Bordgnon mudou-se para a comunidade enriquecendo-a com a Pastoral Indigenista e o Irmão Marquez Jonni Ortega Padilha que também veio somar com esses irmãos, logo enriqueceu a comunidade com seu talento musical e de animação pastoral. O Pe. Erondi Tamandaré continuou como pároco e suas atividades paroquiais e Pe. Danilo Rinaldi permaneceu na coordenação do Oratório Dom Bosco.
No decorrer do ano pastoral, assumiu no mês de fevereiro em nível paroquial, a primeira equipe de coordenação de catequese e os integrantes receberam o ministério extraordinário da eucaristia, são os onze primeiros ministros da paróquia oriundos de diversas comunidades. Os jovens pela primeira vez foram os agentes pastorais do retiro de páscoa juvenil. Aconteceu também no mês de agosto a romaria paroquial ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida e também o primeiro retiro de casais – e no mês de novembro a Articulação da Juventude Salesiana/AJS fomentou a primeira jornada de espiritualidade juvenil. A catequese paroquial passou por uma reestruturação, assim tendo como início de atividades também conforme o ano litúrgico entre os dias 03 a 10 de dezembro de 2017, com a primeira semana do advento.
A paróquia conta com comunidades urbanas e rurais: Jardim Tancredo Neves, Parque Residencial Universitário, Pedra Noventa, Vila Olinda, Jardim Ana Carla, Jardim das Paineiras, Gleba Rio Vermelho, Cabeceira do Almoço, Várzea do Ouro e Boa Vista, desmembradas da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus e os bairros: Jardim Morumbi, Jardim Maracanã, Jardim Maria Tereza, Residencial Acácia, Vila Romana, Residencial Magnólia, Dona Fiuca e as comunidades situadas ao longo da Rodovia do Peixe, desmembradas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Pe. Agusto Issao Kian como Diretor da Missão Salesiana em Rondonópolis, Mestre Mário e Mestre Marquez assumiram no dia 14 de fevereiro de 2017.
Oratório Dom Bosco
O Oratório Dom Bosco, começou suas atividades no dia 08/12/1993, junto à comunidade São João Batista, hoje paróquia São João Batista sob os cuidados dos padres Salesianos. Nestes 24 anos de funcionamento milhares de crianças e adolescentes passaram pelo Oratório e receberam a base da educação e da cidadania. Para o ano de 2017 o Oratório tem como projetos:
Projeto 01: Oratório festivo: sábados à tarde e domingos pela tarde.
Projeto 02: Oratório diário: De 2ª feira à sexta feira, de manhã e à tarde (Contraturno escolar).
Projeto 03: Atividades: alimentação, artesanato, dança, futsal, voleibol, judô, língua inglesa, informática, zumba, violão, Educação Infantil Mamãe Margarida, biblioteca, sala de multimídia, brinquedoteca, complementação pedagógica, que acontece de segunda à sexta feira, tendo cada atividade o seu monitor.
Projeto 04: Reunião com os colaboradores para formação e planejamento: todas as primeiras e últimas quartas feiras de cada mês das 10h00 às 11h00.
Projeto 05: Convênios com entidades públicas e particulares para manutenção do Oratório.
Projeto 06: Semana da amizade, carnaval com cristo, torneios de voleibol, torneios de futsal, semana da criança, semana da família, pedalada, festa de dom Bosco, semana vocacional,…
Projeto 07: Fazer um Convênio entre a Missão Salesiana de Mato Grosso e a Associação Rondonopolitana dos Amigos do Oratório Filhos de Dom Bosco.
Padres que passaram pela paróquia São João Bosco e Oratório “Filhos de dom Bosco”
2014 a – Padre Erondí Tamandaré Reis Pereira, sdb* 2014
2015 – Padre Andelson Dias de Oliveira, sdb
2016 – Padre José Carlos Pereira, sdb
2016 – Padre Eloir Inácio de Oliveira, sdb
2016 Padre Osmar Augusto Bezutte, sdb
2017 a Padre Augusto Issao Kian, sdb*
2017 – Mestre Marquez Jhonny Ortegas Padilha, sdb*
2017 – a atualidade – Mestre Mário Bordian, sdb
2020 – Mestre Lauri Dorneles
- Salesianos que passaram pelo Oratório “Filhos de Dom Bosco” durante o período de tirocínio
1996 a 1997 – S. Ricardo Carlos, SDB
2006 a 2007 – S. Antonio Wardison C. da Silva, 2008 – S. Erondi Tamandaré Reis Pereira, SDB
2009 – S. Jerônirno Mariano da Silva Neto, 2010 – S. João Antônio Madalosso Junior, SDB
2020 – S. Cláudio Teixeira da Silva, SDB
2024 – S. – Me. Javael Bokodori Ekureu, SDB
- Salesianos que passaram pelo Oratório “Filhos De Dom Bosco” durante o período de pós-tirocínio
2010- S. Silvio Roberto da Silva, sdb
2010 – S. José Marcos Oliveira, sdb
No mês de janeiro de 2020, Pe. Agusto Issao Kian, transferido, se despede da paróquia e segue para nova missão e Padre Erondi Tamandaré Reis Pereira, cumprindo a obediência do Inspetor se despede da paróquia para assumir outra missão na Congregação. Indicado pelo Inspetor Pe. Gildásio Mendes dos Santos, SDB, no dia 02 de fevereiro de 2020 assume como Pároco, da Pe. José Carlos de Lima, SDB. Infelizmente, por motivo de saúde, menos de um mês após a nomeação, a conselho médico e pedido da Congregação, teve que deixar a paróquia e iniciar um tratamento minucioso em Campo Grande/MS, sede da Inspetoria. No dia 03 de abril de 2020, o novo Inspetor Padre Ricardo Carlos enviou documentos para o bispo de Rondonópolis-Guiratinga, dom Juventino Kestering, dando ciência de que Pe. Luilton Sebastião Lebre Pouso da Silva, SDB foi indicado para assumir a paróquia São João Batista, em Rondonópolis. No dia 14 de abril de 2020 dom Juventino assinou a ata de posse dando jurisdição como pároco administrador da referida paróquia. Em decorrência da pandemia Covid 19 que se abate sobre o mundo e também a cidade de Rondonópolis, os deveres e direitos do pároco administrador foram dados documentalmente, sem um rito solene de posse que vai ocorrer oportunamente. Em dezembro de 2020 o inspetor Pe. Ricardo Carlos comunica que Pe. Luilton Sebastião Lebre Pouso da Silva, SDB, foi transferido e que em seu lugar foi indicado o Pe. Vanderson de Souza Gomes que assumiu como pároco no dia 14 de fevereiro de 2021. No dia 22/07/2017, foi ordenado o Pe. Euller da Silva, vindo assumir a missão pastoral com vigário desta paróquia.
Rede Sociais da Paróquia
Instagram – @psjoaobatistaroo
Face/ @psjoaobatistaroo