/
/
Paróquia Bom Pastor

Paróquia Bom Pastor

Ano de Criação:

29/07/1973

Telefone:

(66) 3424- 9466 / (66) 9 9639-0644

E-mail:

pbompastorroo@terra.com.br

Atendimento:

Secretária:

Maria Auxiliadora

Financeiro:

Aurea Nunes de Almeida Correia

Horário de Funcionamento da Secretaria:

Segunda-Feira á Sexta-Feira

07:00 ás 11:00 / 13:00 ás 17:00

Sábado

07:00 ás 11:00

Endereço:

Rua São Francisco Félix, nº 520, Bairro Bom Pastor / Rondonópolis - MT

História da Paróquia:

A história da Paróquia Bom Pastor teve início em 02 de agosto de 1966 quando, com a ordenação do Padre Miguel Angel Rodas Ortiz, Dom Vunibaldo Talleur criou a Capela Santo Antônio no recém criado Educandário Santo Antônio, depois transformada em Curato Bom Pastor, como extensão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Com o crescimento dos fiéis, organização administrativa do Curato e presença efetiva do padre Miguel Ortiz, o bispo Dom Osório Wilibaldo Stoffel criou a Paróquia Bom Pastor, em 29 de julho de 1973. Padre Miguel permaneceu como pároco até o ano de 1994.

Aquela simples capela,  construída por mulheres e por homens que se uniram ao padre Miguel Angel Rodas Ortiz foi crescendo tanto em construções quanto em atividades de fé: missas, novenas, terços, rezas, procissões, clubes de mães, cursos de datilografia e corte e costura,  grupos de oração, de jovens, de casais; atendimento aos migrantes e doentes, Carnaval Diferente, legitimações, etc. Vários trabalhos foram sendo organizados por leigas e leigos que pensavam diferente, que agiam diferente, mas que compunham uma sinfonia orquestrada pelo amor de Deus e, por isso mesmo, as sementes frutificaram e hoje temos lideranças atuando nas mais diferentes áreas de trabalho em Rondonópolis.

No início,  a Paróquia contou com a ajuda das Irmãs da Ação Pastoral (FAP) e a partir de 1972 com as Irmãs  Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora. Estas assumiram o Educandário Santo Antônio e passaram a atuar na criação e coordenação  de vários grupos, na articulação das  comunidades de base da Paróquia e na Pastoral Social.

Um momento forte nessa caminhada certamente foi o período das missões (maio e junho de 1978) quando foram consolidadas as comunidades eclesiais de base, embriões de um novo jeito de ser Igreja, a partir dos problemas cotidianos, do engajamento político e da visão de um trabalho cristão voltado para mudanças sociais.

Uma das características da Paróquia é a sua organização em sete comunidades de base: Comunidade Assunção, Comunidade Dom Bosco, Comunidade Sagrada Família, Comunidade Santa Terezinha,  Comunidade São João Batista, Comunidade Jesus Misericordioso e Comunidade Nossa Senhora do Amparo, através das quais são realizadas quase todas as atividades da Paróquia, de acordo com as propostas da Diocese. Essas comunidades são espaços de encontro, de partilha, de estudo, de oração, enfim, espaços nos quais se fortalecem os vínculos de solidariedade e de unidade no amor de Deus.

Além dos trabalhos nas Comunidades funcionam na paróquia: grupo da Renovação Carismática; Pastoral catequética; grupos de Iniciação à vida Cristã (catequese) para crianças,  adolescentes, jovens e adultos; grupo de Alcóolicos Anônimos (A.A.); Movimento de Cursilho de Cristandade e Escola de formação do Cursilho; Centro de Convivência de idosos;  grupo de casais do M.F.C.; Pastoral Familiar; Pastoral da Juventude; Equipe de Legitimação de Casais; Casa São Domingos Sávio e  Casa Laura Vicunha (atendem crianças e adolescentes carentes); grupos de jovens; grupo de oração Amigos pela fé; grupos de oração; Apostolado de Oração;  Pastoral da Visitação; Pastoral do Batismo; Ministérios da Eucaristia, da Palavra e da Esperança;  Pastoral Litúrgica – crianças, jovens e adultos; Pastoral Social; Pastoral da Criança; Coordenação das CEBs;  Pastoral da Sobriedade; Pastoral dos Idosos; Pastoral Carcerária; Pastoral do Dízimo; cursos de formação; escolas bíblicas; Missões Populares; Coroinhas; Serviço de Animação Vocacional; Casa das Irmãs e Escola Santo Antônio; Conselho Econômico; equipe de atendimento psicológico, Farmácia da Partilha; dentre outros.

A paróquia tem centrado esforços na dinamização de trabalhos voltados para a ampliação de possibilidades na experiência do encontro com Jesus Cristo, priorizando atividades que promovam mais  união e espiritualidade entre os paroquianos, tais como: acampamentos, retiros, escolas bíblicas, cursos de formação, encontros de confraternização e lazer, missões populares,  festa do padroeiro e modernização dos espaços de oração e partilha tanto no centro paroquial quanto nos centros comunitários.

Um momento especial aconteceu no dia trinta de novembro de 2018:  a Ordenação Presbiteral do diácono Erivelton de Almeida Postil, presidida pelo  bispo Dom Juventino Kestering, juntamente com diversos padres da Diocese.

Outro aspecto relevante na história da paróquia foi a presença de seminaristas no Seminário propedêutico São João Maria Vianey  que funcionou por muitos anos na paróquia, havia sido transferido para a paróquia São Domingos Sávio e em fevereiro de 2019 retornou para a paróquia, sendo nomeado padre José Moreira como o formador responsável.

Tendo em vista o jubileu dos cinquenta anos  da paróquia no dia 29 de julho de 2023, o padre José Silva Moreira, na assembleia paroquial de 2022, propôs uma série de atividades a serem desenvolvidas no ano jubilar. Deste modo foram organizadas equipes de trabalhos: equipe da história e da memória, das crianças e dos adolescentes, da juventude, das famílias, dos idosos, da cantata de natal, da carreata, da comunicação, dos artigos jubilares, das celebrações, do gesto concreto e de organização geral do jubileu. Como parte das celebrações aconteceu o 1º Congresso Eucarístico, a Feira Católica envolvendo todas as comunidades, uma ampla reforma na Igreja e no dia 11 de abril de 2023 foi realizado o rito de Dedicação da Igreja e do altar, presidido por Dom Maurício da Silva Jardim. Na oportunidade também foi reconhecida como patrona da Paróquia Santa Gema Galgani e incrustada uma relíquia da santa no presbitério da Igreja.

Outro momento forte na história da paróquia foi o reconhecimento da santidade do padre Miguel Angel Rodas Ortiz e a entrega feita pelo padre José Moreira do pedido de verificação das virtudes heroicas do padre Miguel Ortiz ao Dom Maurício Jardim no dia da missa de ação de graças pelo jubileu de ouro da Paróquia Bom Pastor, no dia 29 de julho de 2023.

Nesses cinquenta anos, muitas pessoas passaram pela Paróquia Bom Pastor, deixaram suas marcas e levaram para outras cidades um pouco da experiência aqui adquirida

Ao longo da história da paróquia estiveram à frente dos trabalhos pastorais: Padre Miguel Angel Rodas Ortiz (1966-1993 como pároco e de 1998 a 2008 como vigário); Padre Anísio Carlos de Oliveira (1985-1987- vigário); Padre Giovane Pereira de Melo (1990-1993- vigário); Padre Juarez Dornelles (1993-1998- pároco), Padre Eriovaldo Couto Queirós (1998- 2007- pároco), Padre Aladim Leodenes Loureiro (2012 -2013) Colaborador) e  Padre José Éder Ribeiro Lima  (2007- 2016)  e padre José  Silva Moreira que assumiu a paróquia como pároco em 11 de dezembro de 2016 e continua até os dias atuais.

A paróquia vivenciou intensamente o ano jubilar, reanimando as comunidades, as pastorais, os movimentos e os serviços e no dia 25 de janeiro de  2024 o padre José Moreira e paroquianos/as criaram uma associação- AURIA – Associação Univalente Restaurando a Infância e a Adolescência-  com o objetivo de combater, formar, instruir crianças, adolescentes e famílias sobre abuso sexual, bem como encorajar e atender  pessoas que tenham sido violentadas sexualmente na infância e na adolescência. Nessa perspectiva, nos dias 14 e 15 de junho de 2024 foi realizada no Cencon – Paróquia Bom Pastor a 1ª Conferência  sobre afetividade, espiritualidade e sexualidade que contou com os conferencistas padre José Moreira, padre João Henrique e padre Sérgio Zanon.

Padres e paroquianos têm caminhado lado a lado, construindo espaços de aprendizado, de crescimento na fé, de vivência comunitária, enfim tem trabalhado juntos nesta grande família que é a Paróquia Bom Pastor.

Clero

Horários de Missas

Domingo
Missa
07:00 / 09:30 / 18:00
Segunda-feira á Sábado
Missa
06:00