/
Cúria Diocesana

Cúria Diocesana

Conforme o Cân. 369 “A diocese é a porção do povo de Deus que é confiada ao Bispo para ser apascentada com a cooperação do presbitério, de tal modo que, aderindo ao seu pastor e por este, congregada no Espírito Santo, mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua a Igreja particular, onde verdadeiramente se encontra e atua a Igreja de Cristo Una, Santa, Católica e Apostólica”

O nome ‘Cúria’ vem do latim e significava, “o lugar onde se cuidam”. A cúria diocesana é a sede administrativa e pastoral da diocese. Portanto essas são as duas finalidades da cúria em nossa diocese: o lugar central da administração e da pastoral diocesana, todos esses auxílios são desenvolvidos por padres, religiosos (as) e leigos, que colaboram com o bispo em seu governo diocesano, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da Diocese e no exercício do poder judiciário (CIC c. 469). A nomeação para os seguintes cargos é dada pelo próprio Bispo.

Funções da Curia

Vigário Geral

É o primeiro cargo de confiança do bispo no governo da diocese, é um suporte para nas questões administrativas e pastorais, “tem poder executivo em todo território diocesano”, sempre agindo com o consentimento do Bispo (CIC 479 e 480). Atualmente o Vigário geral de nossa Diocese é o Padre José Éder Ribeiro Lima.

Chanceler

A missão do chanceler é cuidar dos documentos emitidos pelo Bispo e guardar os arquivos da cúria. Junto com o Bispo ele assina os documentos, decretos, atas, e torna os atos jurídicos emitidos pelo Bispo oficiais e de fé pública. Esse ofício é obrigatório na cúria. (CIC 482 a 491). Hoje o chanceler da cúria é o Padre Luan Batista Furtado Ferreira.
Ecônomo:
O terceiro a desempenhar um cargo de confiança nomeado pelo Bispo que o ajuda no governo da Diocese é o ecônomo. A responsabilidade dele é de acompanhar o conselho para assuntos econômicos da Diocese bem como cuidar do patrimônio diocesano, funcionários, e dos outros bens temporais da Igreja, como também apresentar relatórios sobre entradas e saídas de despesas. (CIC 492 a 494). Essa função é confiada ao Padre Erivelton Almeida Postil.

Corpo Administrativo da Diocese

Bispo Diocesano

Vigário Geral

Coordenação Diocesana de Pastorais

Secretária Executiva

Padre Chanceler

Padre Ecônomo

Administrativo

Secretária da Cúria Diocesana

Recepção e Secretaria

Compartilhar: