/
Bispos da Diocese de Guiratinga

Bispos da Diocese de Guiratinga

1º bispo prelado DOM ANTÔNIO MALAN - SDB (1914-1924)

DOM ANTÔNIO MALAN  com o qual a Missão salesiana se estendeu para vários lugares de Mato grosso, especialmente junto aos povos indígenas. De acordo com dados da Missão salesiana, em 1914 foi criada a Prelazia de Registro do Araguaia e  em 1921 foi criada a paróquia de Santa Rita do   Araguaia onde, por dois anos, o Prelado fixou sua residência.

No período de 1924 a 1937 a Prelazia do Registro do Araguaia foi dirigida pelo Administrador Apostólico MONS. JOÃO BATISTA CONTURON, salesiano, francês  que  assumiu a Prelazia em um período em que esta contava com uma população de cerca  de dez mil habitantes (brancos e indígenas) e muitas dificuldades devido às revoltas nas regiões de garimpo.

2º Bispo Prelado: DOM JOSÉ SELVA - SDB (1937 – 1956)

Dom José Selva Em substituição ao Monsenhor João Batista Coturon, assumiu a Prelazia o Bispo Dom José Selva, italiano que em 1932 havia sido nomeado Inspetor do Brasil Norte (Recife). Uma de suas características foi “a simplicidade de trato e da vida, unida a uma bondade de coração inesgotável e um espírito de sacrifício excepcional”.

3º Bispo Prelado e 1º Bispo Diocesano: Dom Camilo Faresin - SDB (1956 – 1969), (1969 - 1981) (1981-1992)

No período de 1956 a 1992, a região de Guiratinga  foi pastoreada  por DOM CAMILO FARESIN-SDB, originário de Maragnole di Breganze, que desde o início se dedicou à evangelização, enfrentando todas as dificuldades de uma época em que havia poucas estradas e precárias condições de deslocamento

Dom Camilo assumiu a Prelazia do Registro do Araguaia em 1956 e ali permaneceu até o ano de 1969 quando ocorreu uma reconfiguração nas prelazias de Mato Grosso devido ao crescimento de algumas cidades e às novas necessidades de atendimento aos fiéis. Deste modo, em 27 de maio de 1969 o Papa Paulo VI transferiu a sede para a cidade de Guiratinga, passando a denominar-se Prelazia de Guiratinga e Dom Camilo foi designado como  seu primeiro bispo Prelado.


Em 03 de outubro de 1981, pela Bula “Institutionis Propositum” do Papa João Paulo II,  a prelazia foi elevada à condição de Diocese de Guiratinga,  e Dom Camilo foi designado como primeiro  bispo Diocesano até o ano de 1992, ou seja, esteve à frente da Prelazia/Diocese de Guiratinga por trinta e seis anos.

2º Bispo Diocesano: DOM JOSÉ FORALOSSO (1992 - 1999)

Em novembro de 1991 Dom José Foralosso foi nomeado bispo da diocese de Guiratinga. Italiano, fez a sua preparação para o ministério presbiteral em Roma, onde professou como religioso Salesiano. Em sua congregação, colaborou por alguns anos na formação e na pastoral paroquial. Transferido para o Brasil, atuou, por mais de vinte anos, em diversas paróquias. Em 1991, foi nomeado pelo papa João Paulo II como bispo da diocese de Guiratinga (MT), onde esteve até o ano de 2000.

3º Bispo Diocesano: DOM SEBASTIÃO ASSIS DE FIGUEIREDO (2001 - 2007)

Frei franciscano, Dom Sebastião Assis estava como vigário provincial da Vice-Província e pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis quando  recebeu a nomeação ao episcopado pelo Papa João Paulo II, em 29 de agosto de 2001. Foi ordenado bispo no dia 15 de novembro de 2001, também em Rondonópolis. Com o lema: “Senhor, estou aqui”, Dom Sebastião conduziu os trabalhos da Diocese de Guiratinga com dedicação e simplicidade e especial atenção às famílias.  Em 2007 estava também na condição de presidente do Regional Oeste 2 da CNBB quando teve sua vida ceifada em um trágico acidente automobilístico.

4º Bispo Diocesano: DOM DEREK JOHN CHRISTOPHER BYRNE, S.P.S (2008-2014)

O reverendo Derek John Christopher Byrne, S.P.S, estava como pároco da paróquia de Santo Antônio, na Diocese de Juína quando foi nomeado bispo pelo papa emérito Bento XVI em 24 de dezembro de 2008, sendo ordenado em 22 de março de 2009. Escolheu como lema episcopal “Alegrai-vos no Senhor”.

Dom Derek nasceu em Dublin, cursou e completou seus estudos filosóficos e teológicos na Irlanda. Enviado para o Brasil, foi vigário, pároco e decano da Diocese de Osasco de 1974 a 1980, quando se transferiu para os Estados Unidos. Permaneceu nos EUA por dez anos, até 1990. Em 2002 retornou ao Brasil e atuou como pároco, economista e membro do Colégio dos Consultores da paróquia de Santo Antônio, na Diocese de Juína. Dom Derek John é membro da Sociedade de São Patrício para as Missões Estrangeiras (SPS), onde professou votos religiosos em 1º de outubro de 1969. Dom Derek permaneceu como bispo da Diocese de Guiratinga até o ano de 2014 quando foi realizado o remodelamento das Dioceses do sul de Mato Grosso e ele foi nomeado bispo da Diocese de Primavera- Paranatinga.

Compartilhar: