Prezados irmãos e irmãs, Feliz Páscoa, uma breve reflexão, nesta noite memorável que celebramos a ressurreição de Jesus.
Deus fiel a sua Aliança de amor com o seu povo, o conduziu da escravidão no Egito a terra prometida. O povo atravessou o deserto a dura provações, mas chegou a terra onde corre lei e mel. Os judeus recordam a cada ano a memória da libertação do tempo da escravidão no Egito e celebram a Páscoa com ervas amargas e o cordeiro pascal. Na nova aliança, Jesus Cristo é o próprio cordeiro imolado. O nosso Deus é um Deus ferido e se deixa tocar nas feridas humanas. A fé cristã aponta para o mistério da cruz como mistério redentor. “Fomos curados por suas chagas” (Is 53,5).
Ele nos resgatou e a morte não tem mais domínio sobre Ele.
Ontem, sexta-feira santa, no relato da paixão, ouvimos o grito da cruz: “Pai porque me abandonastes”. Após a morte, veio o sepultamento, a dispersão dos discípulos, o regresso, a frustação, o medo, a insegurança, a esperança aniquilada e quando tudo parecia acabar, surge, uma novidade surpreendente, relatada no Evangelho que ouvimos nesta noite de Páscoa:
“Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá a vossa frente, na Galiléia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito”(Mc 16, 6-7).
Na proclamação da Páscoa de hoje foi solenemente cantado:
“Ó noite em que Jesus rompeu o inferno, ao ressurgir da morte vencedor: de que que nos valeria ter nascido, se não nos resgatasse em seu amor”.
Somos convidados a entrar nesta nova realidade, marcada pela esperança e alegria Pascal. A morte não tem a última palavra, não ficamos na sexta-feira santa, com Cristo vivemos a passagem da morte para vida. Que nossa vida possa ser marcada por esta realidade de esperança de um mundo melhor, sem guerras, sem deslocados, sem fome, sem violência, de vida em abundância para todas as pessoas. Feliz Páscoa!

Dom Maurício da Silva Jardim
Bispo Diocesano de Rondonópolis-Guiratinga