/
/
Abertura do Ano Jubilar na Diocese

Abertura do Ano Jubilar na Diocese

Neste domingo, num clima de muita alegria e esperança, foi realizada a abertura do Ano Jubilar 2025 – “Peregrinos da esperança”. A concentração de pessoas de todas as paróquias da Diocese na paróquia Sagrado Coração de Jesus revelou a comunhão diocesana e o desejo de caminhar juntos. A Diocese foi agraciada com a presença de Dom Ricardo Hoepers bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB que participou das celebrações e da peregrinação jubilar.

Frei João Francisco acolheu a todos e expressou sua gratidão nesse momento tão especial em nossa caminhada de fé.

Dom Maurício Jardim presidiu a celebração de abertura do Ano Jubilar lembrando que essa é uma antiga tradição da Igreja como um tempo de renovação total; um tempo de indulgência, de perdão e de mudança de vida. O jubileu é um tempo de esperança e a “esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Dom Maurício destacou que o símbolo do Ano Jubilar na Diocese será a cruz de São Damião por meio da qual São Francisco recebeu a mensagem de reconstruir a Igreja recordando a cada um de nós essa mesma missão: reconstruir a Igreja de Jesus numa época de tantos desafios. Dom Maurício conduziu a oração pedindo a Deus que “a graça do Jubileu reavive em nós, peregrinos de esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor”. Motivou a todos para a peregrinação até a Catedral Santa Cruz como gesto de quem procura um sentido da vida em Jesus Cristo.

Durante a peregrinação foram entoados cantos alusivos ao jubileu como desejo de que as preces, em forma de canto, sejam ouvidas por Deus: “chama viva da minha esperança, este canto suba para Ti”. Sob um céu coberto por densas nuvens, os peregrinos chegaram à Catedral e tão logo adentraram a Igreja, foram presentados por uma forte chuva, segundo Dom Ricardo Hoerpes, um sinal da chuva de bênçãos derramada sobre a Diocese de Rondonópolis Guiratinga.

Na homilia, Dom Ricardo destacou a beleza das leituras nesse dia dedicado à Sagrada Família e a todas as famílias. Ressaltou que neste ano jubilar somos convidados a espalhar o amor de Deus em todos os ambientes, em nossa família e em nossas comunidades eclesiais. A indulgência nos lava de todo pecado para nos fortalecer na graça de Deus e nos encorajar para vivenciar o amor em todo o mundo.

2025 anos depois da encarnação de Jesus Cristo, Deus conta com cada um de nós para garantir que a mensagem do Evangelho, como caminho da salvação, chegue a todos os povos. Enfatizou que é a nossa vez de anunciar a graça de Deus, com a nossa vida, a todas as pessoas que necessitam de conhecer e amar a Jesus. O coração do cristão deve se esvaziar de si mesmo para que Deus possa resplandecer e iluminar o mundo. Dom Ricardo Hoerpes fez um forte convite: “vamos peregrinar com a nossa família, porque Deus habita em nossa casa; vamos peregrinar com as nossas comunidades, porque nosso Senhor nos reúne com amor infinito, ressuscitado, vivo, presente nas comunidades; vamos peregrinar pelo mundo, porque o mundo está sedento de Deus e vamos peregrinar para o céu, porque é a nossa morada eterna”. Dom Maurício agradeceu a presença fraterna de Dom Ricardo, presenteou os presbíteros com livros e realçou a importância de assumirmos as atividades propostas para o Ano Jubilar em nossa Diocese: lançamento do Guia Diocesano de proteção e cuidado: Diretrizes para Ação Pastoral com Crianças, Adolescentes e Adultos Vulneráveis. Visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida nos dias 2 a 9 de agosto. Romaria Jubilar dos Mártires no dia 30 de março. Missa Jubilar do Crisma no dia 16 de abril. Caminhada Jubilar da fé no dia 10 de maio. Festa dos seminários no dia 3 de agosto. Romaria das famílias por Foranias e conclusão do Ano Jubilar no dia 28 de dezembro na Catedral Santa Cruz.

“A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos”.

 

PASCOM DIOCESANA

 

. Lugares de peregrinação indulgenciaria na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga:

Forania São João Batista – Paróquia São João Batista

Forania Nossa Sra. Aparecida – Paróquia Nossa Sra. Aparecida

Forania Sagrado Coração de Jesus – Catedral Santa Cruz

Forania Nossa Sra. Auxiliadora   – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Alto Araguaia

Forania São Lourenço – Paróquia São Francisco de Assis – Jaciara

 

 

Compartilhar:

Outros Assuntos

Notícias

Palavra do bispo

Artigos

Destaques

Galeria de fotos

NOTÍCIAS