Mais uma vez, uma emocionante recepção marcou a chegada a Rondonópolis, na última sexta-feira (1º/08), da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, proveniente do Santuário Nacional (em Aparecida SP) para a peregrinação anual a Diocese.
Trazida em voo comercial pelo missionário redentorista Padre Vanderlei Santos de Souza, a imagem foi recepcionada no Aeroporto Maestro Marinho Franco, pelo bispo diocesano Dom Maurício da Silva Jardim e uma caravana de fiéis leigos. Depois da acolhida episcopal, a imagem participou de carreata por diversas ruas de cidade até a Catedral Santa Cruz, onde passou toda a sexta-feira. Este ano, a acolhida oficial a imagem foi prestigiada por Padre Jadilson Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Inhaúma (RJ) – que estará, por três semana, em Missão a várias paróquias da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

BODAS DE CANÁ – Na acolhida, Dom Maurício comparou a visita da imagem de Aparecida, a presença de Maria no episódio das “bodas de Caná da Galileia”, narrado no Capítulo 2 do Evangelho de São João, em que Nossa Senhora intercede pelos noivos, cuja festa de casamento corria o risco de fracassar por causa da falta do vinho. “Os dois estavam em apuros e Maria chega para Jesus com essa frase só: Eles não têm mais vinho. Voltou a alegria daquele povo judeu, porque a presença de Maria devolve aos corações o vinho novo, que é o Cristo, seu filho. É a presença de Maria, que vem trazer para nós esse vinho novo da alegria do Evangelho”, ensinou o bispo.
AGENDA – Na Catedral Santa Cruz a imagem permaneceu em exposição para a veneração e oração dos fiéis até 21h. Neste sábado, a imagem foi saudada com a celebração de Missa a 6h. Após, seguiu para Alto Araguaia para vista a Forania Nossa Senhora Auxiliadora. Na agenda, momentos de reza do Terço e pregações, além de visitas a repartições públicas, hospital e cadeia, concluindo com Missa as 19h na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora.
Para o domingo (03/08) a programação de atividades com a imagem tem prevista para 8h, na Igreja Matriz Santa Terezinha, Santa Missa de abertura do Mês Vocacional – e sequência com o Churrasco dos Seminaristas (almoço).
Ainda no domingo, as 17h30 a imagem seguirá para a Comunidade São Cristóvão, onde acontecerá a concentração para a Caminhada da Família, em forma procissão até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida – finalizando com a Santa Missa, as 19H.
EXPOSUL – A imagem permanecerá na Matriz Nossa Senhora Aparecida – para veneração e orações – durante toda a segunda-feira (04/08). A despedida acontecerá as 17h com celebração de Missa seguida de carreata até o recinto da Exposul, onde a imagem participa da Noite Católica e abertura solene da Exposul, as 19h.
TERÇA E QUARTA – Em seguida, na terça-feira (05/08), a peregrinação da Imagem de Aparecida seguirá pela Matriz Sagrado Coração, com missas às 7h, 11h30 e 19h. No dia seguinte, quarta-feira (06/08) a Imagem da Mãe Aparecida seguirá em peregrinação pela Forania São Lourenço – visitando os municípios de Dom Aquino, Jaciara e Juscimeira.
“Estamos muito felizes com a presença de Maria Santíssima – nessa pequena imagem – que foi pescada no Rio Paraíba a mais de 300 anos. Essa imagem tem sido para o Brasil, um grande sinal de fé do nosso povo brasileiro”, finalizou Dom Maurício a recepção, com a oração da Consagração a Nossa Senhora Aparecida.
Pascom Diocesana
